sábado, 14 de novembro de 2009

Curso de Gestão da Informação

Em qualquer empresa, é indispensável para o seu bom funcionamento a gestão da coleta, processamento, armazenagem e distribuição de informações internas e externas. O profissional ideal para realizar essas funções é o profissional formado em Gestão da Informação.

O gestor da informação é capacitado para lidar com a produção de qualquer tipo de informação. Ele é responsável também pela pesquisa, o levantamento e a análise de dados importantes para a organização da informação de uma empresa. Dentro da empresa, o profissional de Gestão da Informação faz também a análise da disseminação da informação para atingir satisfatoriamente o maior número de pessoas.

Habilidades

Quem faz essa graduação fica apto a atuar na identificação de problemas e na proposição de soluções vinculados à coleta, seleção, processamento, armazenagem, distribuição, avaliação e uso de informações, tanto para indivíduos quanto para grupos nos mais variados ambientes (empresas públicas e privadas ou ONG’s).

Acima de tudo, esse profissional trabalha com conhecimentos, dados e documentos, peças importantes para a correta circulação de informações em uma empresa, sua eficaz comunicação e o alcance de metas.

Mercado de Trabalho

No mercado de trabalho (que necessita cada vez mais deste profissional) pode atuar como assessor e analista de informação em empresas de diversos setores e em organizações de vários segmentos. O gestor de informações pode trabalhar também com planejamento e pesquisa da necessidade, do uso e do aproveitamento da informação; criação e aperfeiçoamento de bancos de dados; colaboração na elaboração de estratégias e projetos organizacionais; e serviços de consultoria de assessoria.

O Curso

O curso de graduação em Gestão da Informação tem 4 anos de duração e algumas das disciplinas cursadas são: Tecnologia da Informação, Processamento da Informação, Contexto, Fontes e Informação, Pesquisa em Informação, Administração e Usuários/Clientes.

Instituições

As instituições que oferecem essa graduação (que também pode ser encontrada como Ciência da Informação e da Documentação) no Brasil são:

Região Sudeste
Minas Gerais: PUC-MG (Belo Horizonte).
São Paulo: USP (Ribeirão Preto).
Região Sul
Paraná: UFPR (Curitiba).

Fonte: http://www.vestibular.brasilescola.com/guia-de-profissoes/gestao-informacao.htm